Instagram para negócios: o que é real?
Marketing de Conteúdo

Instagram para negócios: o que é real?

Talvez há uns três anos atrás este post seria novidade. Hoje, espero, não há empresa que não entenda a necessidade de estar no Instagram. O caso é que, por mais que todos digam que a ferramenta é boa para negócios, e é mesmo, acredito que não é para todo mundo. Ou ao menos, não é todo negócio que consegue converter em venda. É um canal de relacionamento e inspiração antes de tudo. Então, Mabia, para quê você colocou no título “Instagram para negócios”?

Porque eu acredito piamente que marketing e publicidade não existem só para vender. Falo mais sobre taxa de conversão em post específico. E querendo ou não sua marca está sendo mencionada nas mídias sociais. Então é melhor que você tenha um canal oficial onde possa canalizar os comentários. E gerir o que se fala de você, mas isso é assunto para outro post. O que quero dizer é que sim, você pode utilizar o Instagram para negócios. Mas não espere milagres.

Pensando estratégias de Instagram para negócios

Recomendo pensar o planejamento para o Instagram de uma marca ou organização com duas frentes bem definidas: relacionamento e inspiração, e micro-momentos de compra. A primeira tem foco no conteúdo que for publicado na rede. Curadoria (aproveitando conteúdo que já existe) ou criação (fazendo conteúdo inédito sobre seu mercado, marca, produto ou valores). O segundo, em como impulsionar posts estratégicos para o negócio e criar campanhas de anúncios específicas com a linguagem e características desta mídia.

Como é uma rede 100% visual, o Instagram funciona melhor para marcas e mercados que tenham maior apelo visual, como moda, alimentação e turismo. Mas nada impede que uma varejista publique boas imagens de produtos, uma B2B publicar, como a Petrobrás faz, imagens e vídeos de branding com inspirações, projetos que apoia, etc. Fazer uma curadoria de publicações sobre a marca dá visibilidade ao consumidor, que se sente prestigiado, e diminui custos de produção. Mas é preciso criar sim conteúdo chamativo, pertinente ao posicionamento da marca e ao público de interesse. Que podem ser, também, funcionários e fornecedores!

Uma vez definida a sua buyer persona, assim como a brand persona, crie imagens, slides e vídeos/gifs que atendam a necessidades específicas e impulsione a conversão. Ainda comum na rede são os sorteios. É uma estratégia que empresas de varejo e marcas de produtos, os mais novos no mercado especialmente, usam bastante. O intuito é de ampliar a base e divulgar seus produtos. O importante em sorteios é não violar as regras da Caixa e dos sites de redes sociais. Uma ação que gosto para varejo e produto é de interação em post para desbloquear descontos. Gera engajamento com a marca, ajuda a fidelizar quem está na base e gera a venda do produto “desbloqueado”.

Instagram e marcas de alimentação

Ilustrando este post está o Brownie do Rapha. Acho a história da marca bem interessante. No boom das brigaderias, um jovem universitário no Rio resolveu vender brownie (e ajudou no boom do doce), virou uma marca hype e esteve na Ana Maria Braga. Em Juiz de Fora o Rapha assistiu ao programa, adaptou a receita e, pra mim, fez um trabalho ainda mais interessante de mídias sociais. Deixo claro, aqui, que ambos têm posicionamentos diferentes. O carioca tem como público jovens da cidade, está se consolidando como produto “do carioca”, é vendido em pontos de venda de diversos segmentos. O Rapha fica no interior mineiro e entrega para todo o país, tem uma lanchonete física na cidade de Juiz de Fora. Com as devidas ressalvas, a marca mineira tem mais interação nos posts e números mais vistosos também rs.

E o que percebo é que a marca tem as duas frentes bem resolvidas. O vídeo acima é um repost de fotos de consumidores. Conteúdo é fundamental quando estamos falando de estratégia para Instagram. E o Rapha mata dois com post só. Usa fotos chamativas dos produtos e capital social de quem consome na loja. Ponto pro mineiro! Eles também fazem sorteios entre os seguidores, o que fideliza quem está nos canais. E fazem campanhas de mídia para produtos específicos em datas comemorativas ou lançamentos.

Este é um “combo” que funciona muito bem para que está no ramo de alimentação e bebidas não alcoólicas. Fazer fotos muito bonitas, chamar a atenção para o produto e a qualidade dos materiais. Explorar o Instagram com os recursos nativos e deixar a todos encantados. E assim atrair mais fãs/seguidores que são potenciais consumidores. Mas se engana quem acredita que só funciona para comida. Ou moda, como mostrei sobre a ModCloth. Tem hotéis e pousadas fazendo trabalhos belíssimos, como a rede Hilton por exemplo. Vejam essa lista! Mas assim como na hotelaria, vários outros negócios podem se beneficiar das imagens cativantes e posts instantâneos. Aproveite seu smartphone e faça instagram para negócios!

Pós-graduada em marketing digital, trabalho no mercado há 06 anos. No momento sou responsável por monitoramento e métricas na Wide Comunicação Expandida, mas já trabalhei como produtora de conteúdo, planejamento, SAC e community manager.