Jornada de compra no Inbound Marketing
Inbound

Jornada de compra no Inbound Marketing

Agora que, além de saber o que é Inbound Marketing você já encontrou a sua buyer persona, vamos ao segundo pilar do Inbound. É preciso saber em que parte da jornada de compra (buyer’s journey) seu visitante (ou possível cliente) está. A jornada de compra é o processo ativo que cada consumidor passa (incluindo eu e você) entre reconhecer que precisa de algo, considerar as opções e decidir qual delas escolher comprar ou usar. Abaixo estão os estágios da jornada de compra. Para facilitar, já relacionamos alguns conteúdos com os quais você pode atrair clientes para o seu negócio.jornada de compraA metodologia do inbound é atrair consumidores com o que você sabe. Agora, imagina que é você quem está no processo de compra de um pacote de viagens. Você começa sua jornada de compra com um pensamento rápido. “Huummm, minhas férias estão chegando e ainda não sei o que fazer”. Daí você saca o celular e busca por “viagens de férias”. Aparecerão vários anúncios de famosas agências de viagens parcelando passagens em 10x sem juros. Só que “putz! não quero comprar agora, só tou pensando o que fazer nas férias!”.

É por isso que o conteúdo precisa levar em conta um estágio da jornada de compra ao ser criado. Assim você atrai pessoas em vários estágios para o seu site. Pode ser até que numa busca por “viagens de férias” uma pessoa feche um pacote. Mas é bem mais provável que, neste ponto, ela só queira ler algum post do tipo “As 10 melhores praias para suas férias”. Seguindo a premissa Inbound, com conteúdos deste tipo você atrai pessoas podendo lhes ser útil. Esse tipo de postura faz com que, quem está lendo, se interesse e confie em você. Este é o melhor tipo de cliente que você pode querer.

As etapas da jornada de compra

A metodologia é baseada nos passos para a conversão de tráfego e faz com que os conteúdos sigam um fluxo até o pós-venda.

Dividimos a jornada de compra em três estágios, certo? Reconhecimento é onde começam as primeiras buscas. É aqui que queremos atrair quem está procurando por soluções e ideias para o nosso site. No estágio de Consideração, precisamos educar ainda mais os visitantes com conteúdo. E em um dado momento os converter em leads. Ou seja, pessoas que demonstram interesse por seus serviços. Para então, no estágio de Decisão, você possa engajar leads. E com isso convencê-los de que você é a empresa ideal para eles e finalmente vender.

O encantamento, apesar de aparecer como último processo, na verdade deve existir durante toda a jornada de compra. E é fundamental no pós-venda. É quando o seu consumidor percebe que a sua intensão não era só vender e agregar mais um número numa planilha. Que a missão da sua empresa em ajudar a resolver situações, ser a melhor experiência do seu usuário, tudo isso é verdade. É aqui também que entra o atendimento ao cliente, que deve fazer o possível e o impossível para ajudar e solucionar todo e qualquer problema.

Então, resumindo a importância da jornada de compra do consumidor no seu planejamento. Saber em que estágio ele está significa saber o que ele está procurando. Logo, saber exatamente o que ele quer e mostrar ao seu futuro cliente que você tem a melhor solução e expertise para entregar aquilo que ele procura. Muito mais fácil que convencer alguém aleatório a comprar seu produto ao passar na rua, apareça para ele quando ele procura justamente pelo que você faz.

Post adaptado do publicado originalmente em 09 de junho de 2015 no Intermídias

Pós-graduada em marketing digital, trabalho no mercado há 06 anos. No momento sou responsável por monitoramento e métricas na Wide Comunicação Expandida, mas já trabalhei como produtora de conteúdo, planejamento, SAC e community manager.