O que pode falar na Copa: a lista definitiva
Mercado

O que pode falar na Copa: a lista definitiva

Chegamos àquele momento mágico que, de 4 em 4 anos, faz camisas da CBF serem vendidas em todos os cantos, o país é tomado por uma onda verde e amarela e todos viram experts em futebol. Pois é, como podem ver, não me refiro às eleições, nem às manifestações que tivemos nos últimos anos, com ou sem patinho inflável. Em 15 dias começa a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™. E o objetivo desse post, apesar de um tiquinho atrasado, é fazer uma lista do que você pode falar na Copa nos conteúdos e comunicações dos seus clientes e organizações. E também listar o que está proibido.

Lembra que em 2016, durante as Olimpíadas, muitas pessoas ficaram chocadas com as palavras que não poderiam usar? Rolou em 2014 também. Entendo que o espírito do país estivesse ainda mais exacerbado, afinal os jogos aconteceram aqui no país. E especialmente a Copa, como dizia o jingle dos anos 1970, era nossa! Mas é preciso lembrar que, na verdade, a Copa do Mundo é uma marca registrada da Fifa. O que significa que não se pode fazer conteúdo com fins comerciais sem pagar cota, né?

O que não pode falar na Copa

Abaixo vai uma lista de itens que são marcas registradas da Fifa, expressões e imagens. Esses termos e figuras podem, no entanto, fazer parte de materiais jornalísticos, é claro. É para fins comerciais que estou falando aqui. E isso inclui blogueiros e influenciadores! Se for sortear alguma coisa, fique atento aos termos e ícones abaixo:

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018™;
Fifa;
Copa do Mundo;
Copa 2018;
Rússia 2018

Imagens:

Emblema oficial da Copa do Mundo
Pôster oficial
Mascote
Troféu
Tabela de Jogos
Identidade Visual das Competições

Ai, mas o que acontece se eu usar esses termos, Mabia? Processo! Sim, a Fifa e/ou os patrocinadores dos jogos (McDonalds, Coca-Cola, Visa, Ambev (com a Budweiser no mundo e Brahma no Br) e Hyundai) podem se sentir lesados por investirem num evento e você sair lucrando sem gastar um tostão. Além destas, outra marca registrada é “Seleção Brasileira”, que é patrocinada pela Vivo, Guaraná Antártica (Ambev novamente!), Itaú, Gol, Nike, Unimed. O que significa que falar em seleção brasileira e/ou usar o nome dos jogadores convocados está fora de cogitação!

Tá, mas o que pode falar na Copa?

Depois de uma lista super restritiva (pensem positivo, nas Olimpíadas era pior porque a lista incluía “jogos” e o nome dos países participantes!), a gente se pergunta: o que eu posso usar então?! Não se desespere, jovem padawan! Se você está ainda quebrando a cabeça tentando entender como falar do evento sem se referir às marcas, aviso que temos várias opções bem criativas!

post lebiscuit com o tema copa

Você pode criar peças, como essa da Le biscuit, falando dos países, ou focar no Brasil, já que estamos por aqui. Dá para fazer aquelas tabelas com os jogos também! Desde que não coloque a palavra “seleção”, mas dá para usar as bandeiras de cada país. E você pode, como a Le biscuit, nomear como “A Torcida XXX”. A Netflix em 2014 sugeriu que você assistisse aos jogos na Copa. Sabe aquele espaço da cozinha que fica uma mesa? Então…

Então fica aqui uma lista de sugestões de como tratar do assunto sem mencionar marca registrada:

Jogo do Brasil
Time do Brasil
Time brasileiro
Equipe brasileira
Equipe do Brasil
Torcida do Brasil
Os jogos
O torneio
Uma seleção de ofertas
Assistir na Copa
Jogadores brasileiros
Todas as seleções não convocadas!

Viram? Dá pra ser bem criativo, fazer peças em verde e amarelo para surfar no momento sem infringir marcas e patentes! Lembra de alguma campanha dessas super criativas? Bota aí nos comentários!

Pós-graduada em marketing digital, trabalho no mercado há 06 anos. No momento sou responsável por monitoramento e métricas na Wide Comunicação Expandida, mas já trabalhei como produtora de conteúdo, planejamento, SAC e community manager.