O melhor do marketing de conteúdo em maio
Vi um post semelhante no Contently e achei que devia fazer algo parecido com o mercado brasileiro. Mas daí não achamos, a princípio, grandes histórias contadas no Brasil em maio. Ou achamos? O objetivo dessa série de posts será, então, mostrar o melhor do marketing de conteúdo no país, e o pior também. Ou que poderia ter chegado lá. Afinal, tentar todo mundo tenta, vários dos princípios estão lá, mas nem todo storytelling fica assim tão legal.
Queimei a mufa, convoquei os amigos pra ajudar e o post foi saindo aos poucos… Mas teve uma história que marcou o dia das mães por aqui nas terras tupiniquins. A Ana Vilela adaptou a música Trem bala, sucesso na internet que a colocou no mapa, para homenagear a mãe e a avó. Talvez tenha te confundido: “mas não era música do comercial da Natura?”
Ana Vilela, Trem bala e o dia das mães da Natura e Banco do Brasil
A música da paranaense Ana Vilela você já deve ter ouvido. É um hino às pequenas coisas da vida. A prestar a atenção nos detalhes, valorizar o convívio do dia a dia. Tudo a ver com dia das mães, não é? Então a Natura, que tem por hábito fazer campanhas bonitas nessas datas, usou a música da cantora como trilha de um vídeo emocionante. A empresa convidou filhos para expressar todo o amor e carinho que têm pelas mães, num encontro surpresa. O vídeo bem tocante está aqui abaixo:
Já o Banco do Brasil fez o que a Natura falhou em fazer, de certa forma. Eles exploraram a letra da canção e criaram uma história. Ao longo dos dias, na fan page e em inserções na TV, você vai acompanhando a Ana Vilela reescrevendo a música, sua relação com a mãe e avó. Teve hotsite para contar a história, você vê a mãe da artista indo a um concerto da filha pela primeira vez… Ou seja, você se envolve, se sente parte e em momento algum se fala em banco. Ponto pra equipe do BB!
Já falei aqui que marketing de conteúdo está na moda, que todos querem fazer, mas o exemplo do Banco do Brasil é legal por que extrapola as barreiras on e offline e aproveitou a onda da música, que já era popular. Não é case de lembrar pra sempre, mas foi uma história criada bem amarradinha. Ao menos é o melhor do marketing de conteúdo que encontrei em maio. Aliás, alguém sabe se foi a Lew’Lara ou a nova quem fez?
Paulo Gustavo, Dona Hermínia e Casas Bahia
Outro personagem que esteve em duas campanhas de marketing de conteúdo que considerei bem boas. Quem me lembrou dessa foi a Itana Gomes, amiga publicitária. O personagem de Minha mãe é uma peça, Dona Hermínia, está numa campanha anual (ao que parece) do Banco do Brasil. Equipe que atende ao banco anda mandando bem! Mas durante o dia das mães a personagem deu a cara da campanha das Casas Bahia.
Foi uma das melhores campanhas que vi ultimamente. Tem a sinalização para que o consumidor libere o áudio do vídeo, tem adaptação para mobile e ainda fez um carrossel (aquele formato que você vai passando as fotos no Facebook, sabe?) em que um vídeo interage com o seguinte e fez uma piada com o final do cenário! Não foi uma historinha tão bem construída quanto na campanha do Banco do Brasil, mas falou direto com o público.
Casas Bahia é da GPA (Companhia Brasileira de Distribuição, antes Grupo Pão de Açúcar), detentora de Extra.com e Ponto Frio. Esta última é case de sucesso de brand persona há anos, então é legal ver o investimento em relacionamento, branding e marketing de conteúdo sendo aplicado em outras empresas do grupo e dando certo. Legal como case, pq eu mesma não ganho um centavinho com isso. LOL
O melhor do marketing de conteúdo em Salvador
Não tenho como não falar de casa, né? Quando convoquei amigos para me ajudar a lembrar o que foi feito em maio, uma amiga me lembrou da campanha de 10 anos do Salvador Shopping. Se você não é da cidade, não entende muito bem a relação que todo publicitário tem ou terá com ele. É que o shopping fica muito próximo à maioria das agências da cidade. Todos vamos, fomos ou iremos almoçar por lá.
E como é um shopping com essa localização estratégica, também é o shopping favorito de muito morador da cidade. Eu mesma já o atendi, quando trabalhei em Salvador. Mas não vim falar de mim e sim da campanha criada pela Morya. Há uma série de ações rolando, como tem ali em cima, na capa da fan page, com direito a show exclusivo com Caets (pq sou baiana e trabalhada nas intimidades). Mas a cereja do bolo é esse vídeo aqui:
O vídeo é real, feito com colaboradores. Como frequentadora (e já ter atendido a conta), reconheci algumas das caras, inclusive. Como Elon, do marketing, que está lá há alguns anos, já. rs E é esse o maior diferencial dessa campanha, mostrar a cara de quem faz o shopping acontecer. Mostrar os talentos escondidos é algo que sempre faz com que o público se relacione e humaniza uma organização que por vezes parece invisível.
E o que vocês viram de ruim em maio?
Eu recebi uma dica de uma campanha bem ruim. Andei observando em alguns shoppings aqui no Rio a tendência de fazer campanha de Dia das Mães e Namorados junto. Entendi o pq do Shopping Barra, em Salvador, juntar as campanhas. Só acho que no nordeste o foco de junho deveria ser as festas mesmo. E qual a representatividade de Carol Magalhães como mãe, gente? Para começar que eu nem sabia que ela tinha filho. Depois que o filho dela mais parece irmão. A foto não ficou com aquela química de mãe e filho tradicional, sabe?
E antes que me ataquem, não me importo com campanhas não convencionais. No futuro post sobre junho terão várias ideias com pessoas negras, trans, casais gays… Mas o Shopping Barra é tradicional. E o público que ele sempre aspirou, também. Então não acho que tenha funcionado com o público deles mesmo, sabe? Voltando à Carol: a conhecida por dar dica de moda não é Paula Magalhães? Fora que nos vídeos ela dava dica do que comprar para uma mãe fictícia. Podia ter sido o que ela queria ganhar, né? Ou o filho falando, não sei.
Mas e aí? O que vocês acham que foi o melhor do marketing de conteúdo em maio? E o que foi pior? Concordam com a minha análise aqui? Vamos conversar!
Thanks, great article.