Inbound Marketing vs Marketing de Conteúdo
Quando falei sobre inbound marketing, eu disse que a metodologia é uma forma de atrair potenciais consumidores para o seu negócio através de conteúdo. São várias técnicas envolvidas, com um passo a passo para ser seguido, que levam a uma maior assertividade nas vendas de produtos e serviços. Como para o inbound o começo é criação de conteúdo, não é estranho perguntar: “então o que as pessoas querem dizer com marketing de conteúdo?”. Qual a diferença entre as duas coisas?
Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu consumidor em potencial, ou buyer persona, de maneira a gerar valor para este e, com isso, fazê-lo manter um relacionamento com a sua marca até o momento da compra. Essa é uma definição do conceito. Na prática, para fazer marketing de conteúdo você deve ter uma estratégia determinada, não só com planejamento do conteúdo, mas dos objetivos da comunicação. Também deve conhecer bem o seu público, desenvolvendo personas. Fazer um bom trabalho de SEO e distribuição de conteúdo e, por fim, manter o relacionamento com o consumidor.
Afinal, qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?
Parece tudo muito semelhante, não é? E é mesmo. Das minhas pesquisas sobre o assunto, a principal diferença é que, no marketing de conteúdo, meu planejamento não precisa ser orientado em venda. No inbound o objetivo final é aumentar as vendas. Essa é a principal característica que difere os dois conceitos. Ou seja, inbound marketing é uma maneira de fazer marketing de conteúdo, voltado massivamente para venda. Mas vamos, então, atacar as semelhanças.
O inbound marketing necessita de conteúdo realmente relevante para atrair consumidores. Aliás, veja que faço um esforço para não usar o termo público-alvo. Não só por ser uma ideia ultrapassada. E o é. Mas por dar a ideia de que vamos espalhar mensagens a esmo e ver quem pega. Os dois conceitos têm como premissa buscar a melhor audiência. Estamos falando aqui de redução de custos! É muito mais barato manter um blog e disparar emails que fazer uma peça de 30′ para a TV. Mas também estamos falando de otimizar trabalho.
O maior desafio para trabalhar com conteúdo está no planejamento. Ambos os conceitos têm em mente a jornada de compra. Ou seja, além de ter objetivos bem definidos, tem conteúdos planejados de forma a atender a necessidade das pessoas. É assim que se constrói um blog, site, ou até fan page com conteúdo relevante. É desta relevância que todos os textos sobre o assunto falam. Não é o que foi mais buscado no período no Google. É o que uma pessoa que possa necessitar dos seus serviços pode estar procurando no momento.
Um exemplo que o HubSpot usa no curso de certificação é engraçadinho e ajuda a fixar a ideia. Num primeiro momento a pessoa nota que dói quando ela engole comida ou água. No segundo momento ela se toca que deve estar com a garganta inflamada. Num terceiro momento ela busca um médico ou uma emergência. Você precisa criar conteúdo que faça sentido para cada um desses momentos.
Marketing de conteúdo é melhor que inbound marketing?
Acima expliquei como criar conteúdo que leve o momento de compra do consumidor. Mas e se a minha estratégia não for vender? O marketing de conteúdo me permite criar conteúdo pensando em brand awareness, engajamento com clientes, educar o mercado. Este último é especialmente válido quando se é uma nova marca ou empresa. Você tem de educar as pessoas de que soluções você pode prover. Levando sempre em consideração falar da solução ou do problema, não de você.
Mas se o inbound me limita a vender, marketing de conteúdo é mais abrangente, logo melhor, não? Depende da estratégia traçada. O seu foco pode ser aumentar as vendas. Há números que mostram 76% de aumento nas vendas com inbound marketing. Em compensação, sabe quando começamos a fazer marketing de conteúdo? Em 1900 a Michelin, fabricante de pneus, criou o Guia Michelin (aquele que dá estrelas aos restaurantes!) que dá dicas sobre carros, mas a primordial função foi fazer com que as pessoas gastassem pneus saindo de casa para jantar.
Não estou sugerindo que você, quase literalmente, reinvente a roda. Sei que a “ladainha” é criar conteúdo relevante e original. Só que há mais formas de ser original que sendo disruptivo. Você pode adaptar algo já criado para o seu negócio, para o seu nicho, para o seu consumidor. Sendo inbound marketing focado em aumento das vendas, ou marketing de conteúdo que educou o mercado ou fez sua marca mais conhecida.