O que é inbound marketing?
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O que é inbound marketing?

Este é um assunto que você já leu em alguns lugares. Afinal, só se fala em três coisas no mercado de marketing digital ultimamente: inbound marketing, mídia programática e CRO ou Growth Hack. Aí você que ainda está tentando decifrar esse mercado fica se perguntando o que é e se precisa entrar nessa onda. Muita calma, meu amigo. Vamos pro básico. Inbound marketing é uma metodologia de chegar ao seu potencial consumidor de forma mais inteligente, atraindo ele para você.

Quando você escuta que inbound marketing é uma revolução no mercado, é bem capaz que pense: e o que é que se fazia antes? Qual o contrário de inbound? Outbound? Sim. Outbound ou mídia tradicional ou, caso prefira, comunicação invasiva. Essa é a que se impõe. São os anúncios na TV, revistas e rádios. São as inserções no Youtube ou na Globo.com que forçam a pessoa a assistir 30s de propaganda antes de ver o conteúdo que ela clicou para assistir. Não seja essa pessoa que força seu anúncio goela abaixo, especialmente em ambientes digitais.

Mas afinal, o que é inbound marketing?

Como disse, é uma metodologia em que a empresa se mostra para o consumidor como a melhor opção no mercado para o serviço ou produto que ela atende, atraindo-o. Ou seja, ao invés de sair procurando por clientes, batendo de porta em porta, você os atrai para o seu negócio (ou do seu cliente) mostrando o que sabe fazer. Parece simples, não? E é! Mas calma lá. Não dá pra fazer inbound sem conhecimento e também não quer dizer abandonar completamente anúncios e publicidades. Quer dizer colocá-las a seu favor.metodologia inbound marketing

Acima está um resumo do HubSpot do que é a metodologia. Crie um site, tenha um blog, um perfil no Twitter, Instagram e/ou uma fan page. Crie conteúdo para estes canais mostrando não apenas o que você faz, mas pense no ponto de vista do seu consumidor. Ele é o rei no inbound marketing. Digamos que o negócio seja uma doceria. Então, ao invés de só mostrar fotos apetitosas dos doces, os transforme em experiências. Ou presentes.

Deu pra notar o raciocínio, certo? Mas vamos lá. Você ou seu cliente não tem um produto a vender. Tem um serviço. É uma faculdade nova, por exemplo. Como convencer as pessoas de que vale a pena estudar lá? Além dos 4Ps do marketing, o que mais você pode mostrar dos seus cursos aos futuros alunos? Talvez um blog onde professores falem das carreiras de cada curso? Vídeos que mostram as possibilidades de colocação no mercado? Fotos e vídeos com a sua infraestrutura? Todo e qualquer conteúdo que te coloque como uma solução para quem busca o seu serviço.

Quero fazer inbound marketing!

Ok, você já entendeu como deve pensar ao criar conteúdo, diversificar formatos, mostrar como você é a solução perfeita para aquele que o procura. E agora? Como eu atraio pessoas para o meu site? SEO é fundamental! Aprenda ou contrate quem faça da sua página o mais bem ranqueada possível para as palavras-chave do seu nicho. Invista em Adwords e Facebook Ads para palavras-chave de cauda longa. Assim, você está fazendo anúncios, mas para quem busca o seu produto, tornando-os mais eficazes.

Outra grande dupla do inbound marketing são as landing pages e email marketing. Após atrair pessoas para o conteúdo do seu site, você pode oferecer mais informações sobre o produto/serviço. Pode ser convidando para uma palestra ao vivo ou online, um e-book ou whitepaper ou, ainda, para um teste gratuito. Assim, você converte o visitante em lead (ou contato) e passa a se comunicar com alguém que mostrou interesse em você.

Para saber qual material enviar ou que conteúdo mostrar em cada momento, você precisa entender em que passo da jornada de compra a pessoa está, veja o post sobre a jornada. Assim como, você deve saber quem é o seu comprador ideal, ou buyer persona. Também temos post sobre o assunto. É imprescindível compreender cada aspecto da metodologia para poder planejar os melhores caminhos para a sua marca ou cliente.

A pergunta que fica é: eu posso fazer inbound marketing para qualquer segmento? E a resposta é sim! Entendendo quem é o seu público, como você pode ajudá-lo com seu produto ou serviço e qual o melhor conteúdo ou formato para o seu segmento, você pode fazer inbound para tudo!

As etapas do inbound marketing

Como a imagem do Hubspot mostra, temos 4 etapas a cumprir. A primeira é a atração. Nela você transforma pessoas navegando na web em visitantes. É o primeiro contato com a sua empresa então é muito importante trabalhar na primeira impressão. Que suas redes sociais, blog e site tenham a mesma identidade visual e linguagem. Aqui SEO também é fundamental. Além, claro, de um conteúdo matador. Repetindo que a proposta por trás do inbound marketing é ser verdadeiramente útil para o consumidor.

Depois de atrair, seja por anúncios, SEO ou redes e mídias sociais, pessoas novas para o seu site, chega o momento de converter.  Aliás essa é outra palavra que está super na moda. Há várias pessoas obcecadas com metas de conversão. E por isso acho importante explicar o que é conversão aqui. É transformar aquele visitante que te achou por acaso em uma pessoa. Com nome e email, para começar. E como convencer um visitante a te dar informações em um cadastro? Ofereça algo. No mínimo, que ele se inscreva em sua newsletter. Mas pode ser um e-book, uma consulta ou um desconto na primeira compra, que não precisa ser efetuada agora.

Quando um lead – ou pessoa que visitou seu site cujo nome e email você possui – está pronto para comprar, ele chegamos ao momento mágico de fechar a venda. Lembre-se de considerar a jornada de compra para ter sempre conteúdo adequado para cada momento do consumidor. E é o conteúdo que você oferece aqui, junto com um free trial, um desconto, um site bem feito ou ainda um pacote personalizado que vai convencer o lead a se tornar um consumidor/cliente.

É hora de encantar!

A quarta etapa é, na verdade, um programa que deve estar presente em todo o processo. Não é apenas um pós-vendas, mas sua missão é encantar seus consumidores. Algumas empresas fazem isso muito bem tendo um excelente atendimento pós-compra, tirando dúvidas ou ajudando a usufruir do produto ou serviço. É legal ter uma série de emails e posts em mídias sociais com o mesmo fim. Mas aqui a sua criatividade é um fator preponderante. O que mais você pode oferecer ao seu cliente, pra que além de consumir, ele fale bem de você aos amigos?

Vou ser repetitiva, mas preciso frisar que tudo o que você fizer, vai estar comunicando seu produto ou serviço. Especialmente no inbound marketing onde cada cliente é conquistado, tenha sempre em mente que seu objetivo é atrair o seu consumidor ideal. Tenha sempre as necessidades do cliente em primeiro plano e tente encantá-lo com seu conhecimento e atendimento em todas as etapas. Seja útil ao seu consumidor e gere espaço para conversa. Com certeza isso te levará à boas vendas.

Pós-graduada em marketing digital, trabalho no mercado há 06 anos. No momento sou responsável por monitoramento e métricas na Wide Comunicação Expandida, mas já trabalhei como produtora de conteúdo, planejamento, SAC e community manager.