Email marketing: a melhor estratégia digital
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Email marketing: a melhor estratégia digital

Houve um período em que todos pensamos que o email ia morrer. A única que aconteceu, de verdade, foi a perda do hífen. Ninguém digita e-mail mais, só email. E, de 2011 para cá, o que vimos, na verdade, foi a ascensão do email. Só o Gmail tem mais de um bilhão de contas ativas. E mais de 90% das pessoas acessam seus emails todos os dias. É um volume maior que qualquer rede social existente. Ou blog. Então, ao invés de decretar a morte de uma mídia só pq existe uma nova e mais atraente, guardem isso: email marketing ainda é a melhor estratégia digital.

Ok, não estratégia, uma tática. Aliás, é bom entender a diferença entre tática e estratégia. Estratégia é um planejamento. Tem um objetivo, desenvolvimento, prevê resultados. As táticas são as ferramentas dessa estratégia. Então usar email marketing é uma estratégia quando há um planejamento só para ele. Mas é uma tática dentro de estratégias de marketing digital, como inbond marketing ou marketing de conteúdo.

E como usar melhor email marketing?

Existem algumas formas de utilizar email que garantem eficácia e altos resultados. O marketing de conteúdo é uma das melhores formas, mas desde já compreenda, pelamordedeus não mande email para quem não se inscreveu! Vamos parar com o Spam, minha gente! Anos estudando marketing digital e temos que fazer melhor que isso. E não falo para parar de enviar email promocional. Façamos! Mais adaptados ao mobile e interativos. Estudos mostram que as pessoas checam seus celulares 105 vezes ao dia, a maioria das vezes, para ler emails.

O Google tem um canal de novidades chamado Think With Google. Sugiro receber as newsletters (olha email marketing aí!) com as pesquisas e ideias de soluções que eles trazem. Uma das coisas mais legais que aprendi lá foi que, com a disrupção do nosso modo de consumir, a tomada de decisão para a compra agora é feita em micro momentos. Lembra das etapas da jornada de compra do inbound? Cada uma dessas buscas é feita em momentos efêmeros ou que são “reaproveitados”.

Como você comprou sua última passagem de avião? Provavelmente você fez uma busca no celular enquanto estava no metrô ou ônibus. Depois, num intervalo entre um email e outro de trabalho, checou melhor quais os melhores horários. Talvez a compra tenha sido feita de casa, mas pode ter sido enquanto esperava o almoço. Ou no trajeto de volta pra casa. A decisão pode ter sido feita em um dia, ou em vários. Mas cada uma dessas buscas foram feitas em micro momentos. A estratégia de email marketing precisa considerar as etapas da jornada de compra e se adaptar a essa fragmentação da decisão de compra.

Então, se você quiser falar com a pessoa certa em um desses 105 vezes que checamos o celular num dia, no momento em que o consumidor está buscando sobre o seu produto ou serviço, lembre-se de caprichar no email. 😉

Pós-graduada em marketing digital, trabalho no mercado há 06 anos. No momento sou responsável por monitoramento e métricas na Wide Comunicação Expandida, mas já trabalhei como produtora de conteúdo, planejamento, SAC e community manager.