E-commerce S2 Inbound Marketing
Inbound

E-commerce S2 Inbound Marketing

Ter um e-commerce não parece ser um bicho de sete cabeças. A estrutura é mais enxuta, não precisa cuidar de decoração, vitrinista ou pagar IPTU e aluguel. Não se engane! Como o site é o seu negócio, é fundamental ter estratégia. O design tem que ser bom, o site precisa ser seguro, fácil de navegar e, mais importante!, é preciso fazer com que as pessoas certas cheguem a ele. Ou seja, e-commerce e inbound marketing são um casamento perfeito!

Você que é meu leitor a essa altura já sacou que Inbound marketing é uma estratégia assertiva. Ela é voltada para a geração de novos negócios pela atração de clientes (ou leads) qualificados através de conteúdo. Pessoas que estão realmente interessadas no seu negócio e seus produtos/serviços. Quer dizer que ela funciona para negócios on e offline, mas casa mais redondinho ainda com o ambiente digital.

Quer dizer, se o seu negócio vai ser baseado na internet e existe uma metodologia que pode te ajudar a atrair mais visitantes, como não usar?!

ModCloth e o caso de amor entre e-commerce e inbound marketing

e-commerce e inbound marketing funcionando juntos

A ModCloth é um dos e-commerces de moda que mais são citados quando se fala em conteúdo. Aliás, ele é referência para qualquer mercado. Além do belo design e marca, eles mantém a brand persona, ou a voz da marca, em todos os canais. Sempre de forma a convidar você a participar do site e da vida da empresa. Aliás, sigam o Instagram deles, é MARA!

Eles não forçam ninguém a comprar, mas facilitam a venda. Antes havia uma seção no site, chamada “Be the buyer”. Você votava e ajudava a loja a ter seus produtos favoritos, sendo um comprador indireto. Acompanho o trabalho deles há sete anos e sempre me alegro de ver. O site é fácil de navegar, limpo e leve. É muito fácil se inscrever em newsletter, buscar produtos, fazer lista de desejos e compartilhar nas redes sociais.

O mais legal é que, desde o começo, diversidade é importante. As modelos das peças são brancas, negras, asiáticas, magras e plus size. A loja tem peças para as muito magrinhas, tamanho 34, e as bem gordas, tamanho 56. Apoiadores das causas LGBTT, só não vi ainda meninos usando as roupas (são todas “femininas”) ou mulheres trans.

As redes sociais são bem feitas e o atendimento encanta. O blog é super educativo e tem conteúdos diversos, os email marketing são ótimos! Se a pessoa marcou um item como favorito, eles avisam quando rola desconto, quando está acabando no estoque ou quando ele volta! Tudo isso é inbound marketing. Conversar, integrar, ensinar seu visitante, estimular que ele participe, se envolva com a marca. Há desconto para a primeira compra, mas também para quem compartilhar com amigos.

Como focar o inbound marketing no seu e-commerce

Deu vontade de ter um site lindo como o da ModCloth? Acha que não temos empresa nacional que faz isso bem? Sugiro que acompanhe o trabalho da Panvel. É uma rede de farmácias gaúcha que está entre os trabalhos mais legais e marca própria e marketing de conteúdo que tenho visto. Sem contar que eles têm o melhor demaquilante bifásico com melhor preço do mercado. Então, olhando a Panvel e a ModCloth há tanto tempo, quais as dicas que ficam?

    1. O site precisa ser bem feito.

      Não vai adiantar ter o melhor conteúdo do mundo e cair numa loja difícil de navegar, com muitas etapas até concluir uma venda, muito burocrática ou que não seja atraente. Pense como numa loja física: adianta o outdoor ser belíssimo se a loja está mal arrumada. É o terceiro maior investimento, talvez, do negócio, mas é primordial. Os primeiros são planejamento e capital humano ;).

    2. O atendimento precisa ser impecável.

      Você pode ter um assistente virtual como a Lu do Magazine Luiza ou ser mais informal como o Pin do Ponto Frio, mas encante o seu consumidor desde o primeiro contato! Se a vitrine (no caso, o site) chama a atenção para a sua empresa, o atendimento vai terminar de conquistá-lo. Como falei lá no post sobre jornada de compra, o encantamento pode parecer a última etapa, mas na verdade ela tem que fazer parte de todo o processo.

    3. Tenha uma automação de email marketing bem pensada.

      Pode ser que, quem chegou no seu site, ainda não está pronto para comprar. Você pode tentar convencê-la a comprar de formas mais sutis. Oferecendo desconto na primeira compra, frete grátis acima de algum valor. Também pode, como a ModCloth faz, avisar quanto o produto pesquisado entrou em promoção ou está terminando o estoque. Então programe uma série de emails baseados em que página a pessoa acessou, quais produtos viu e/ou enviando conteúdo educacional, como dicas.

    4.  Mantenha o foco do conteúdo que você cria

      O site tem que ter a mesma linguagem que você usa nas redes sociais, que tem o mesmo tom do seu atendimento. Já falei de brand persona aqui no blog. Você não precisa seguir os atendimentos mais “mito” como Netflix. Você pode ser formal, se essa for a sua persona. Mas mantenha unidade. Vale também para as fotos e vídeos nas redes sociais, emails e site. Todos precisam conversar. Ter a mesma fonte, a mesma paleta de cores, os mesmos filtros nas imagens. É preciso bater o olho e o cliente reconhecer sua marca.

    5. Educar é parte fundamental do inbound. Como faz?

      Eu sei, esse lance de ficar educando consumidor parece repetitivo. E pode parecer que só funciona com serviços. Mas não é bem assim. A Lu ensina a montar móveis ou as funcionalidades de um celular. A Lola ensina como usar os produtos, para que servem, a composição. As empresas de cosméticos dão dicas de como usar, alimentícios passam receitas. E a Cacau Show vende presentes e mostra possíveis combinações e kits. Com certeza existe uma forma de mostrar seu produto que não seja foto e preço + link para comprar. Exercite a sua criatividade!

Até aqui você ficou convencido de que e-commerce e inbound marketing nasceram um para o outro? Acha que eu deixei alguma coisa passar? Chega mais nos comentários!

Pós-graduada em marketing digital, trabalho no mercado há 06 anos. No momento sou responsável por monitoramento e métricas na Wide Comunicação Expandida, mas já trabalhei como produtora de conteúdo, planejamento, SAC e community manager.